Santa Tereza vivera em uma época em que facilmente as pessoas se posicionavam contra a Igreja, mas Deus a escolheu desde pequena e ela não participou da Reforma, mas fez uma Reforma bem maior na própria Igreja Católica, através da sua vocação Carmelita.
Santa Tereza é doutora da Igreja e viveu um caminho de perfeição. A sua vida de oração chegou bem perto disso. Mesmo árida em sua oração durante quase sua vida toda, Tereza foi fiél ao chamado de Deus e entregou a sua vida.
Abaixo um texto presente no site da comunidade Shalom sobre a vida desta bela Santa.
Teresa de Cepeda e Ahumada nasceu na província de Ávila, Espanha, numa família da baixa nobreza. Seus pais chamavam-se Alonso Sánchez de Cepeda e Beatriz Dávila e Ahumada. Teresa refere-se a eles com muito carinho. Alonso teve três filhos de seu primeiro casamento. Beatriz deu-lhe outros nove.
Aos sete anos, gosta muito de ler histórias dos santos. Seu irmão Rodrigo tinha quase a sua idade, por isto costumavam brincar juntos. As duas crianças viviam pensando na eternidade, admiravam a coragem dos santos na conquista da glória eterna. Achavam que os mártires tinham alcançado a glória muito facilmente e decidiram partir para o país dos mouros com a esperança de morrer pela fé. Assim sendo, fugiram de casa, pedindo a Deus que lhes permitisse dar a vida por Cristo. Em Adaja encontraram um dos tios que os devolveu aos braços da aflita mãe. Quando esta os repreendeu, Rodrigo colocou toda a culpa na irmã. Com o fracasso de seus planos, Teresa e Rodrigo decidiram viver como ermitães na própria casa e construíram uma cela no jardim, sem nunca conseguir terminá-la. Desde então, Teresa amava a solidão.
Nós vocacionados de Juá e Petró fizemos uma apresentação sobre Santa Teresa no vocacional e foi muito bom, pois podemos conhecer mais sobre a vida desta santa tão importante para a nossa vocação.
ResponderExcluirQue possamos como ela dizer: "Só Deus basta."
Shalom!
Raiane