quinta-feira, 15 de abril de 2010

Tudo mudou?!

Eu quero neste breve texto apenas me levantar em defesa da Igreja.
É fati que há casos de escandalos sexuais envolvento religiosos. É muita burrice querer esconder ou justificar isto. Lembro que a Igreja não tem feito isso, mas enfrenta cada caso e, responsavelmente, estuda e julga os fatos, para depois tomar atitudes corretas. Muitos reclama de tal atitude, dizendo que devem ser julgados pelo povo, como pessoas comuns, entre outras opniões. É exatamente neste ponto em que a coisa fica controversa. Não por parte da Igreja, mas por parte da opnião pública. Eu explico: Os padres são pessoas comuns, mas fazem parte da Igreja Católica, que não deixa de seruma instituição autônoma, legalmente autorizada a fazer seus próprios julgamentos e intervenções. Lembro que o Vaticano é um Estado independente e não democrático, mas que vive sob um regime hierárquico, e o Papa é um Chefe de estado, dotado do direito de, como tal, julgar os seus subordinados.
Minha dúvida é: Tudo mudou? O fato de uma PEQUENA PARCELA  de padres ter cometido atos realmente ERRADOS, até CRIMINOSOS apaga tudo o que a Igreja já fez até o dia de hoje?! Os céticos lembrariam agora apenas da Inquisição, mas eu me refiro à influência do Papa joão Paulo II na queda de vários regimes totalitários na Europa, no fim de inúmeras guerras, na ajuda humanitário a milhões de pessoas que tanto necessitaram ao longo de anos. Sumiu das nossas memórias toda a importância da igreja como instrumento de equilíbrio num mundo cada vez mais vazio? Pelo Amor de Deus! Deus deixou de ser bom?!

Eu tenho certeza que não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário