sexta-feira, 10 de julho de 2009

Parabéns à comunidade Shalom!


A comuniidade fez 27 anos ontem e mesmo assim, muita gente não a conhece.
Então... Como Amigo do Shalom e possuidor de tal carisma, vos apresento um pouco da história do Shalom!

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DA COMUNIDADE QUE FAZEMOS PARTE


Somos a Comunidade Católica Shalom, uma comunidade nova oriunda da Renovação Carismática com Temos reconhecimento pontifício, como Associação Privada Internacional de Fiéis. Servirmos a Igreja por meio de uma consagração de vida. Temos como fim último a evangelização e a formação de filhos de Deus. Somos chamados a ser, no interior da Igreja, discípulos e ministros da Paz; a acolher, viver e anunciar ao mundo a Paz que é o próprio Jesus (cf. Ef 2,14).

Nascida no meio dos jovens, a Comunidade surgiu de um ardente desejo de evangelizar os jovens mais afastados de Deus. Transformamos uma lanchonete em um meio de atração dos jovens a Deus. A Comunidade Católica Shalom é formada por homens e mulheres que se doam a Deus.

Nestes anos todos percebemos que somos uma Vocação no interior da Igreja. Vocação esta que pode ser vivenciada de duas formas que se complementam: a Comunidade de Vida e a Comunidade de Aliança.

Identidade
Somos uma Família! Celibatários, casais, sacerdotes, pessoas em discernimento do seu estado de vida, homens e mulheres, jovens e adultos. Todos unidos por uma consagração de vida, na pobreza, obediência e castidade, segundo o estado de vida que o Senhor nos chamar. O que nos une é o chamado que o Senhor nos fez para entregarmos nossas vidas a Ele vivendo, na contemplação e na unidade, do anúncio explícito de Jesus Cristo, a consumirmos nossas vidas em uma consagração na Igreja e para a Igreja. Somos um só povo a caminho da santidade, não por presunção mas por vocação.

Nossa Missão
"Ao encontrar os discípulos no Cenáculo, Jesus Ressuscitado disse-lhes: Paz a vós (Jo. 20,19) ou simplesmente, Shalom! (...) Ao doar a Sua paz aos discípulos, o Ressuscitado que passou pela cruz e que, por isso, traz suas marcas gloriosas, enviou-os ao mundo em Seu Nome e lhes deu o Seu Espírito para implantar, com o Seu poder, esta paz no coração de cada homem e de toda humanidade" (ECCSh, 1-2).

Assim também somos chamados a ser anunciadores da Sua paz, a viver e proclamar a Sua paz, a levarmos com a nossa vida, nossa palavra e com o nosso testemunho, o Shalom de Deus aos corações. Sermos instrumentos de reconciliação do mundo com Deus, e anunciar com todo o nosso coração e com todas as nossas forças, a salvação de Jesus Cristo.

Somos uma Família!

Sacerdotes

Os sacerdotes na comunidade são irmãos entre os irmãos e vivem seu ministério segundo o espírito próprio da Vocação, à serviço da Igreja e dos irmãos. Eles não constituem um ramo distinto da Comunidade mas são, em tudo, integrados no mesmo corpo comunitário, com as mesmas graças e renúncias que isto implica. Eles são para nós reflexo do amor redentor da pessoa do Filho, Jesus Cristo, e atuam como instrumentos de vida reconciliada na comunidade através dos sacramentos.

Casais

Com grande alegria, a comunidade gera e acolhe casais que são para nós sinais do amor do Pai. Os casais atuam como instrumento gerador de vida e da animação do espírito de família na comunidade. Eles são membros plenamente da comunidade e abraçam-na com todas as bênçãos e exigências próprias. Na comunidade de Vida, as famílias têm um ambiente reservado onde se mantém a privacidade própria da vida familiar e um tempo para a convivência com os filhos. As famílias da comunidade, uma vez por semana, reúnem-se para juntos rezar e celebrar a alegria da presença de Deus em seu meio.

Celibatários

Os celibatários da comunidade são como um reflexo da Pessoa do Espírito Santo entre os irmãos e atuam como um instrumento de fecundidade e de poder espiritual para a comunidade e para a Igreja, são sinais do amor santificador do Espirito para os irmãos. Os celibatários são membros legítimos da comunidade e têm os mesmos direitos e deveres dos outros irmãos. São para todos um sinal escatológico lembrando-nos de que no Céu todos seremos celibatários.


Espiritualidade
Aspectos Gerais

Amor incondicional por Jesus Cristo, segundo o modelo de vida fraterna proposto por São Francisco de Assis;
Vida de oração segundo o caminho de Santa Teresa D’Ávila;
O espírito da Renovação Carismática Católica e o uso dos carismas do Espírito Santo a serviço da Igreja;
Amor filial à Virgem Maria, Rainha da Paz;
Forte apelo a uma profunda vida de oração;
Vida de louvor.

Amor fraterno, Evangelho, Apostolado, Igreja
União da vida contemplativa e ativa;
Exercício do amor fraterno segundo o modelo de unidade e caridade da Trindade;
Opção radical pelo Evangelho e a vivência de seus conselhos;
Amor sincero à Igreja e um desejo real de servir no apostolado e na vida missionária.

CONTEMPLAÇÃO, UNIDADE E EVANGELIZAÇÃO – O fundamento deste carisma de Paz.

Em: www.comshalom.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário