quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Santa Tereza de Ávila

Doutora da Igreja, Santa, Reformadora do Carmelo Feminino, Reformadora da própria Igreja, Baluarte da Comunidade Shalom.
Santa Tereza vivera em uma época em que facilmente as pessoas se posicionavam contra a Igreja, mas Deus a escolheu desde pequena e ela não participou da Reforma, mas fez uma Reforma bem maior na própria Igreja Católica, através da sua vocação Carmelita.
Santa Tereza é doutora da Igreja e viveu um caminho de perfeição. A sua vida de oração chegou bem perto disso. Mesmo árida em sua oração durante quase sua vida toda, Tereza foi fiél ao chamado de Deus e entregou a sua vida.
Abaixo um texto presente no site da comunidade Shalom sobre a vida desta bela Santa.

Teresa de Cepeda e Ahumada nasceu na província de Ávila, Espanha, numa família da baixa nobreza. Seus pais chamavam-se Alonso Sánchez de Cepeda e Beatriz Dávila e Ahumada. Teresa refere-se a eles com muito carinho. Alonso teve três filhos de seu primeiro casamento. Beatriz deu-lhe outros nove.
Aos sete anos, gosta muito de ler histórias dos santos. Seu irmão Rodrigo tinha quase a sua idade, por isto costumavam brincar juntos. As duas crianças viviam pensando na eternidade, admiravam a coragem dos santos na conquista da glória eterna. Achavam que os mártires tinham alcançado a glória muito facilmente e decidiram partir para o país dos mouros com a esperança de morrer pela fé. Assim sendo, fugiram de casa, pedindo a Deus que lhes permitisse dar a vida por Cristo. Em Adaja encontraram um dos tios que os devolveu aos braços da aflita mãe. Quando esta os repreendeu, Rodrigo colocou toda a culpa na irmã. Com o fracasso de seus planos, Teresa e Rodrigo decidiram viver como ermitães na própria casa e construíram uma cela no jardim, sem nunca conseguir terminá-la. Desde então, Teresa amava a solidão.

Um comentário:

  1. Nós vocacionados de Juá e Petró fizemos uma apresentação sobre Santa Teresa no vocacional e foi muito bom, pois podemos conhecer mais sobre a vida desta santa tão importante para a nossa vocação.

    Que possamos como ela dizer: "Só Deus basta."

    Shalom!
    Raiane

    ResponderExcluir